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Marketing Marketing Digital Negócios8 de setembro de 2021

Você sabe por onde começar o seu planejamento anual?

By Energia das Marcas

O último trimestre do ano chegou e, com ele, a necessidade de começar a planejar o próximo ano.

Todo último trimestre é a mesma coisa dentro das empresas, é o momento do planejamento do próximo ano. Afinal, para ter bons resultados é preciso ter uma estratégia bem definida para a execução de projetos, campanhas e transformações necessárias.

O planejamento anual é fundamental. Por meio de algumas etapas, é possível determinar quais são os objetivos da sua empresa e o que é preciso ser feito para chegar até eles. Assim, fica mais fácil de conquistar resultados melhores, acompanhar o desempenho das suas equipes e compreender quais são as estratégias que funcionaram melhor e quais devem receber ajustes. Por isso, esse processo deve ser realizado de forma cuidadosa e com antecedência, assim você mitiga riscos e consegue mudar a rota se for necessário.

Quando falamos de marca, estratégias e ações bem estruturadas são imprescindíveis para gerar brand equity*, uma vez que isso promove um alto grau de confiança no trabalho realizado, dando a sua empresa mais espaço para inovar e para tomar decisões estratégicas importantes.

*Valor da Marca

 

Mas, afinal, como fazer um
bom planejamento anual?

 

Confira um passo a passo que fizemos para te ajudar:

1. O planejamento antes do planejamento anual

Antes de tudo, esse é um processo que envolve pesquisas, análises, reflexões e definições. É preciso compreender o cenário em que sua empresa está levando em consideração o que está acontecendo no mercado e no mundo e as tendências do setor para o seu negócio. Esse pontapé inicial é primordial para que as metas a serem definidas no seu plano sejam mais certeiras.

 

2. Metas: aonde você quer chegar?

As metas são os grandes objetivos do ano. Até porque, sem um objetivo, fica impossível passar para o passo seguinte. Não tem como definir métricas ou ações sem saber qual é o foco de todo esse esforço que está sendo empregado.

Qual é o objetivo da sua marca? Alcançar resultados de vendas melhores? Ter reconhecimento de marca? Qual experiência você quer que a sua marca proporcione através do seu produto? Quais os resultados que você espera para a sua empresa? Quais projetos precisam ser alavancados? Essas são perguntas que você precisa se fazer para buscar o melhor caminho para traçar a sua estratégia, ou seja, definir os objetivos estratégicos, táticos, operacionais, tendo em vista se serão de curto, médio ou de longo prazo.

Uma boa dica para essa etapa é usar a metodologia inteligente das Metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, com limite de tempo). Isso pode ajudar a esclarecer suas ideias, concentrar seus esforços, garantir que seu tempo e que os recursos sejam usados ​​de forma produtiva.

 

 

3. O que precisa acontecer para isso dar certo?

Para tirar os objetivos do papel, é preciso primeiramente estabelecer etapas. Defina as suas prioridades e desenhe os fluxos necessários para atingi-las.

Detalhar suas metas também é um ponto importante. No planejamento, quanto mais esmiuçadas as informações estiverem, melhor. Isso ajuda para que a avaliação de performance dos seus projetos posteriormente tenha mais precisão e obtenha maior aproveitamento da mensuração dos resultados.

Por isso, coloque a data de início e final para executar as atividades, defina quem são os parceiros e custos de tudo que for referente a gestão do tempo para entender melhor o alcance dos objetivos.

 

 

4. Quais são as principais entregas?

Depois de estabelecer todas as grandes metas, definir as etapas e os prazos, é preciso pensar no plano de ação para começar a colocar em prática as etapas anteriores. Isso vai te ajudar a visualizar os caminhos possíveis que poderão ser seguidos a partir do planejamento.

O plano de ação é o que viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos. É o famoso roadmap de atividades. Isso significa que é preciso definir quais atitudes serão tomadas e delegar quem vai executar cada uma delas. Ter essas informações documentadas pode ser o diferencial entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, por isso, atente-se a essa etapa.

Como nem tudo pode ser prioridade, é fundamental elencar as ações para que elas aconteçam por ordem de importância. Com isso, o que for mais simples ou urgente deve ser realizado primeiro. Lembre-se de pensar em quais ações realmente farão a diferença para conquistar os objetivos e dê preferência a elas!

 

 

5. Quando cada uma dessas coisas deve estar rodando?

O calendário é o “melhor amigo” do plano de ação! Uma empresa deve ter diferentes tipos de calendário – para cada um dos grandes projetos – e todos estão sob o “guarda-chuva” do planejamento anual. Afinal, eles também devem corresponder aos objetivos e metas pré-definidas.

Uma boa dica é evitar realizar um cronograma já com os 12 meses do ano, afinal é muito tempo para administrar a conclusão dos objetivos traçados e pode haver mudanças de rota, por isso tente pensar em bimestres ou trimestres, prevendo um acompanhamento do desempenho das atividades.

O envolvimento do time é um ponto forte para o sucesso do planejamento. Por isso, é importante que todos tenham claramente os objetivos muito bem traçados e organizados para a execução.

Gostou do conteúdo até aqui? Então, continue nos acompanhando! Semana que vem traremos mais algumas dicas para que você possa fazer um planejamento anual viável e eficiente para a sua marca, para o seu negócio.

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