Você sabe a importância de ter uma mensagem de marca clara e empolgante?

A mensagem de marca é uma visão compartilhada por você e tem afinidade com o que seu o cliente pensa, levando-o a torná-la uma mensagem sobre ele também.

Anteriormente, falamos de como nós, ao utilizar determinados símbolos e marcas, nos posicionamos perante a sociedade. Assim, ao fazermos o uso de marcas para comunicar aos outros quem somos e como queremos ser tratados, usamos o que chamamos de mensagem de marca como porta voz desse nosso desejo. Ela entrega algo sobre o consumidor através da marca que ele está consumindo.

A mensagem de marca faz com que você vá além de um propósito cativante e alcance status de “loved brand”. Por meio de uma marca forte eu conto para as outras pessoas quem eu sou, como eu quero ser tratado e quais são meus valores. E como no exemplo da Apple x Microsoft, nem todas as marcas servem para isso. Simplificando o conceito, a mensagem de marca nada mais é do que aquilo que eu quero contar para as pessoas sobre mim quando eu vou ao Starbucks, por exemplo, e posto uma foto para informar aos outros que eu estou lá.

Há um tempo atrás, fizemos um projeto de branding para uma empresa que se chama MF4, que trabalha blindagem. Assim como quase todas as companhias do ramo, eles falavam de segurança e proteção dos seus bens materiais. Então, para nos diferenciarmos do que era feito até então, usamos o propósito da empresa para chegar em uma mensagem de marca que fosse verdade para a própria companhia e que efetivamente fizesse a diferença para o cliente.

Então, escolhemos a mensagem: “LIBERDADE É UMA ESCOLHA”. Além de entregar o propósito da marca (quando falamos de autonomia), também diz uma coisa importante sobre as pessoas bem-sucedidas ao falar sobre a liberdade e coragem para fazer as suas escolhas. Para essa pessoa, para esse cliente, isso é um valor muito importante. Ser dono das suas escolhas e traçar seus caminhos, logo, quando perguntado sobre seu sucesso, ele vai ficar feliz em responder que a LIBERDADE é fundamental para ESCOLHER e trilhar o caminho do sucesso.

É importante entender que a mensagem de marca está relacionada à sua empresa, propósito e tudo mais, mas ela não é uma frase do tipo “MF4 é a sua liberdade de escolha” porque o cliente não falaria isso para se promover, ele não quer fazer propaganda da sua marca, ele quer fazer propaganda de si mesmo utilizando a sua marca como, por exemplo, “Eu gosto da MF4 porque não é sobre segurança, é sobre a MINHA liberdade”

É sutil a diferença, mas a “Liberdade é uma escolha” é algo que está nas comunicações da empresa, está na fala da equipe e óbvio, está na boca do consumidor. E quando alguém falar sobre liberdade ao falar de carros blindados, você já sabe que a MF4 está fazendo o trabalho deles direitinho. Afinal, quando o seu cliente fala para alguém a sua mensagem de marca é sinal de que você está ganhando o jogo!